Como aumentar as vendas de roupas? [Ocasiões especiais]

 Para quem atua ou pretende atuar no mercado da moda através da venda de roupas, é fundamental conhecer e aplicar determinadas técnicas que farão toda a diferença nos resultados a curto, médio e longo prazo. Aliás, justamente pela falta de conhecimento e aplicação de técnicas de vendas, que muitas pessoas desistem de seguir em frente, pois passam longe de atingir resultados satisfatórios. Preparamos esse artigo com o objetivo de ajudar a você que já atua ou pretende atuar com vendas de roupas, a conseguir vender e aumentar cada vez mais suas vendas.




Independentemente de qual seja seu público, uma das estratégias mais importantes para quem almeja aumentar as vendas de roupas é aprender a fazer o básico do jeito certo. À exemplo disso, podemos citar as vendas de looks. No entanto, quem pretende aumentar as vendas de roupas vendendo looks, deve ter a capacidade de identificar o que de fato impulsiona as pessoas a comprarem looks completos.  Neste caso, a palavra chave é ocasião.

 - Venda looks para ocasiões

Sim, neste caso, o grande segredo é saber segmentar um público específico para vender em ocasiões. Existem ocasiões que levam grandes massas a realizar compras de looks completos em toda parte, como em datas comemorativas, a exemplo disso, podemos citar festas de fim de ano. No entanto, não podemos nos prender apenas à datas como essas. Existem diversas outras ocasiões especiais na vida de todo mundo e todos os dias! O segredo é saber rastreá-las antecipadamente. Como fazer isso? Temos uma dica de ouro para você...

E se houvesse uma maneira de você se antecipar às datas especiais de parte do seu público? Estamos falando de conhecer datas especiais com meses de antecedência. Pois bem, neste caso, a ocasião especial é o aniversário de cada membro do seu público alvo. Em aniversários as pessoas ganham presentes ou se dão presentes. A data raramente passa em branco. E o melhor, na maioria das vezes, o presente em questão é uma roupa ou look completo para receber os amigos, almoçar ou jantar fora, ir para um passeio, etc... Existe uma forma de monitorar as datas de aniversário de cada pessoa, com meses de antecedência e totalmente de graça! Podemos afirmar que você até mesmo já tenha se deparado com esse recurso, porém, sem a devida atenção. Esse recurso está no Facebook... Se você abrir agora mesmo a sua conta no Facebook, você terá acesso gratuito às datas mais especiais de todos os seus amigos. Eles estão se planejando para essa data, estão pensado o que farão, pra onde vão, com quem estarão e o que mais importa, o que comprarão ou pedirão de presente. Lembre-se, as roupas lideram esse ranking. É só saber usar a ferramenta a seu favor e você terá em mãos uma ótima alternativa para aumentar suas vendas!

 

Embora você tenha acesso imediato às datas mais importantes para seus contatos no Facebook, tome muito cuidado para não agir como amadora na hora de vender. Ou seja, disparar mensagens "empurrando" ofertas para todos os seus contatos jamais será uma boa alternativa, você precisa seguir um passo a passo como profissional, somente assim você alcançará bons resultados.

A primeira dica é estar atenta aos aniversariantes deste mês e do próximo. Separe seus nomes e datas de aniversários em uma simples planilha. Para isso, acesse sua conta no Facebook pelo celular ou computador. Veja o passo a passo...

Acessando pelo celular: 

Clique no menu superior e selecione a opção "Eventos". Depois clique em "Calendário" e pronto!

Acessando pelo computador: 

Na barra superior, clique em "Página inicial", depois vá às opções que aparecerão logo abaixo de sua foto de perfil e clique em "Eventos". Selecione a opção "Aniversários" e pronto!

 

Em seguida, observe o estilo de roupas usadas por cada pessoa: moda evangélica, fitness, casual, plus size, etc. Organize as pessoas em sua planilha de acordo com esses diferenciais.

Uma boa margem de tempo para preparar uma oferta irresistível seriam 30 ou 20  dias antes de cada aniversário. Elas estarão propensas a comprar por conta da proximidade da data. Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Essa é a hora de usar alguns a seu favor.

Digamos que uma das próximas pessoas que você está prestes a abordar seja uma aniversariante que use roupas Plus Size e que goste muito de sair com amigas. Uma boa estratégia, nesse caso, seria reunir fotos de bons fornecedores de roupas que você pretende vender para esse público e enviar em formato de pesquisa, pedindo a opinião dessa pessoa. Por exemplo:

"Oi, Fulana! Tudo bem? Então, estou pensando em vender umas roupas e gostaria de sua opinião. Qual dessas roupas você acha que seria ideal para sair com as amigas?"

Ela certamente escolherá uma ou mais peças. Agradeça e elogie o bom gosto dela. Pronto, você já fez a pessoa se imaginar usando aquela roupa. Agora você tem 2 vantagens: Sabe a data de aniversário e que tipo de roupa aquela pessoa usaria com as amigas na data. Caso ela não encomende de imediato com você, siga para o próximo passo: deixe passar cerca de 7 dias e aproveite os mesmos para descobrir e separar itens que combinem com a roupa apontada por ela como a melhor em sua pesquisa e, ao fim desses 7 dias, peça para ela te auxiliar na escolha entre cada um deles. Por exemplo: mostre sapatos, bolsas, outras peças de roupas que complementem o look e ela terá o maior prazer em "te ajudar" na escolha. Pessoas gostam de se sentir úteis e ter suas opiniões valorizadas. Ela ainda não percebeu, mas você está vendendo para ela. Isso é ótimo! Pois as pessoas não gostam que vendam para elas, elas gostam de comprar. Bom, à essa altura essa pessoa já está se imaginando usando tudo o que te ajudou a escolher e a data do aniversário dela se aproxima ainda mais. Se até este momento ela não se prontificar a, pelo menos encomendar esses produtos com você, vá para o último passo...

Existe a possibilidade de essa pessoa não ter recursos para comprar os itens que você pretende vender. Nesse caso, olhe em volta dela. Observe, no Facebook, quem são as pessoas mais próximas a ela, como o namorado, noivo, marido, melhor amigo(a) ou pessoas que querem se aproximar dela, como um pretendente que provavelmente esteja dando pistas nas publicações dela em redes sociais. Aborde uma ou mais dessas pessoas, enviando uma mensagem padrão, como: "Oi, Fulana(a). Tudo bem? Estive conversando com xxxx e descobri que o aniversário dela se aproxima. Será dia xx/xx . Desculpe perguntar, mas você sabe se estão planejando alguma festa surpresa para ela? Pergunto porque, após nossas conversas, descobri uma das coisas que ela gostaria muito de presente."

 

Usando essa técnica, você aumentará e muito suas chances de vender mais toda semana, pois toda semana tem gente fazendo aniversário entre seus contatos, não é mesmo? Uma outra dica importante é, crie uma conta para adicionar pessoas que sejam potenciais compradoras dos produtos que você vende e passe a acompanhá-las(monitorá-las) em redes sociais, aplicando essa técnica junto com tudo que você já aprendeu até hoje, afinal, não há nada de errado em ficar de olho nas preferências de seu público alvo. Achou trabalhoso? No começo até pode parecer, mas, em breve, você estará tirando de letra, e o melhor, vendo sua conta ficar ainda mais recheada.

 

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