Como ter sucesso nas vendas de roupas
Muito embora os últimos anos não tenham sido os melhores em relação a economia de nosso país e o desemprego tenha batido recordes históricos, surgiram milhares de relatos de pessoas que driblaram tais dificuldades exercendo atividades paralelas ao mercado formal de trabalho. Uma dessas atividades é a revenda de roupas em consignação. Aliás, o exercício das vendas em consignação continua representando uma alternativa consolidada entre homens e mulheres de todo país.
Especialmente durante esse período de crise, muitas pessoas descobriram atributos pessoais anteriormente ocultos pelo comodismo de uma economia estável. Para muitas pessoas, o dom de vender aflorou de maneira nunca antes imaginada. E o que é melhor, essa capacidade de vender tornou as pessoas mais confiantes em si mesmas, gerando uma sensação de que, de fato, o céu é o limite. Portanto, se sua intenção é encontrar nas vendas uma solução para grande parte de seus problemas financeiros, acredite, você está no caminho certo!
Qual o primeiro passo para ter sucesso nas vendas?
Tenha em mente que, o primeiro grande passo é deixar de lado o velho preconceito que há em nossa cultura em relação à pratica de vendas. Na verdade, todos nós somos vendedores por natureza. O jogador de futebol vende sua habilidade, a modelo vende sua imagem, palestrantes e professores vendem seu conhecimento, etc... Saiba que o que um típico vendedor faz, em essência, é o mesmo que todos fazem. Como dizem por aí: "Todos estão vendendo seu peixe". Portanto, no fim das contas, a diferença está na eficiência de cada um, independente do ramo de atuação. A grande questão é a seguinte: Podemos melhorar os resultados nas vendas? Claro que SIM!
Após definições básicas, tais como: Seu público alvo, seu produto e um bom fornecedor. Para começar com o pé direito, é essencial realizar pesquisas de mercado e descobrir porque determinadas pessoas desse público alvo não compram. Feito isso, mostre para elas a solução!
- Estude as pessoas que não compram: Dentre outras razões, esse grupo também é formado por pessoas que NÃO SABEM que precisam de seu produto. Tenha isso em mente, as pessoas compram quando DESCOBREM que precisam. Veja alguns exemplos:
- Uma pessoa se sente mal, vai ao médico e ouve: "Se você não passar a fazer exercícios, um mal súbito será inevitável." Essa pessoa DESCOBRE que precisa cuidar da saúde e vai COMPRAR roupas apropriadas.
- A mulher começa a sentir alguns enjoos e DESCOBRE que está grávida. Se planejar para COMPRAR roupas de bebê é inevitável.
- Ao fim de um processo seletivo, a moça DESCOBRE que foi aprovada e ficará com a vaga. Ela pensa: Preciso COMPRAR roupas adequadas. Neste caso, mesmo sem ter recebido sequer o primeiro salário, ela já COMPRA, nem que seja no cartão.
Embora tenhamos visto acima casos bem pontuais, podemos te afirmar que é possível você fazer as pessoas DESCOBRIREM razões para COMPRAREM seus produtos.
Além das pessoas que ainda NÃO SABEM que precisam, existem também, as pessoas que NÃO PODEM .
Digamos que você venda roupas femininas para mulheres de 20 à 45 anos de idade e dentro dessa faixa etária haja uma boa quantidade de pessoas que até viram seus produtos, mas NÃO PODEM comprá-los. Seus produtos até são bonitos e de boa qualidade, mas o fato é que essas pessoas não compram de você de jeito nenhum! O que você deve fazer é identificar as razões, as quais podem ser:
- Algumas dessas pessoas não compram simplesmente porque não há mais alternativas de pagamentos. Portanto, jamais se prenda a apenas uma forma de pagamento. Conhecemos pessoas que decidiram abolir pagamentos nos boletos, visando "forçar" compras no cartão e viram suas vendas despencarem. Disponibilize todas as formas de pagamento e divulgue essa novidade, pois, quando as pessoas DESCOBRIREM que você aceita outras formas de pagamento, poderão COMPRAR.
Existem também, aquelas pessoas que NÃO QUEREM comprar seus produtos
- Digamos que algumas pessoas desse grupo são evangélicas e você não oferece opções para elas. Não precisa mudar de nicho, mas implementar uma linha exclusiva de determinado produto não é má ideia. Digamos que você trabalhe apenas com moda casual. Sem necessariamente mudar de nicho, você pode passar a atender evangélicas passando a vender também saias. Aliás, veja o caso da Divina Saia. Portanto, quando essas pessoas DESCOBRIREM que você atende às suas necessidades, mesmo que em parte, elas passarão a querer COMPRAR de você.
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Existem pessoas que não compram por estarem INSEGURAS
- Muitas pessoas que pertencem ao seu público alvo não compram por total insegurança. Uma boa dica é passar a colher depoimentos de clientes reais e disponibilizá-los para seu público. Vídeos, comentários em redes sociais, prints de pesquisas de satisfação no whatsapp, etc... Quando essas pessoas DESCOBRIREM que comprar de você é seguro, elas COMPRARÃO. A prova social certamente é um fator decisivo na hora da compra.
Por fim, muitas pessoas não compram mais pelas simples falta do PÓS VENDAS
- Do início ao fim do processo, você deve manter o foco nas necessidades de cada cliente. Portanto, colha o máximo possível de informações sobre cada cliente e sobre em que seu processo de vendas pode melhorar para aumentar a satisfação de sua clientela.
Aplicando os fundamentos citados acima, você potencializará sua performance na área de vendas e atingirá ótimos resultados. Outra dica é: Não faça estoques, comece revendendo produtos em consignação. Preferencialmente, de uma empresa que se preocupe em treinar a cada membro de sua equipe de revendedoras parceiras. Neste caso, recomendamos as LojasSa.com. Acesse o site hoje mesmo e faça seu cadastro.
Separe mais um tempinho e assista o pequeno vídeo abaixo, no qual o vendedor passa por muitas etapas das citadas acima.
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